sexta-feira, 22 de março de 2013

Matilha Cultural e Cocriação de Ideias

Aqui em São Paulo e em muitos outros lugares há quem se interesse em sair do isolamento e dos modelos hierarquizados para criar de forma interativa e livre. Ontem tomei coragem e fui ao encontro de algumas pessoas que, assim como eu, almejam a experimentação e trocas de ideias.


O espaço de acolhida foi Matilha Cultural, um centro cultural localizado perto da Praça Roosevelt (ou Praça Rosa que é mais divertido!). O Matilha é um daqueles lugares que a gente se pergunta por que não conhecíamos antes. Além de promover produções e iniciativas artísticas do cenário independente, também tem como filosofia a provocação de debates políticos, focando principalmente questões ambientais, direitos humanos e democratização do conhecimento. E desde ontem, também faz parte do circuito - se é que posso utilizar esse termo -  relacionado à Agenda de Cocriação de Ideias.

Abaixo, algumas fotos do Matilha:




Os encontros de cocriação são realizados por uma rede de parceiros em São Paulo e em outras cidades e fomentam o Festival de Ideias, evento anual que, em 2013, ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho. Qualquer pessoa pode propor ideias, mas pensá-las conjuntamente representa o ponto alto dos encontros e das interações que também acontecem online.

O encontro de cocriação no Matilha contou com a presença de Augusto de Franco, um dos netweavers idealizadores do Festival.

Nesse primeiro encontro houve uma livre conversação. Falamos sobre o conceito de rede, a diferenciação entre adesão, participação e interação.  Conversamos também sobre nossos anseios, buscas e intenções. Foi muito rico!

Os eventos de cocriação são fenomenológicos; são feitos a partir do material humano, tecnológico e do ambiente disponíveis no momento e não há uma pauta ou assuntos pré-determinados.

Cada encontro tem características próprias, por isso, acredito que o mais importante é que não haja expectativas. Deixar que as coisas fluam naturalmente para mim é um grande aprendizado e exercício e estou ansioso para ver como isso se desenvolverá nos encontros vindouros.

Até lá amigos!

Fotos do primeiro encontro de cocriação no Matilha Cultural:


Nenhum comentário:

Postar um comentário